A Prefeitura de Selvíria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu a primeira etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal. A ação começou pelo assentamento “Canoas” e agora será feita no “São Joaquim”.
No assentamento “Canoas”, onde a vacinação ocorreu entre os dias 21 e 28 de julho, os agentes de controle de vetores e zoonoses imunizaram 191 animais, sendo 133 cachorros e 58 gatos.
O trabalho, agora, será feito no assentamento “Joaquim”. Todos os animais com mais de três meses, com exceção de fêmeas prenhas, devem ser vacinados.
Na zona urbana de Selvíria, incluindo a Véstia, a vacinação começará ainda este mês, em pontos específicos, que serão posteriormente divulgados.
Raiva
A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura. Por isso a importância da vacinação, porque mesmo com a proteção, a circulação do vírus ainda ocorre. Animais infectados apresentam sinais clínicos neurológicos, como paralisia e falta de coordenação motora, podendo até levar à morte.
Nos seres humanos a raiva também é considerada letal e pode causar sintomas como febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental.
A imunização de cães e gatos é essencial para o controle da doença e, consequentemente, evitar a transmissão para os seres humanos.
Por: Assessoria de Comunicação.