A Prefeitura de Selvíria, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, informa que os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) precisam realizar a pesagem obrigatória, para garantir o recebimento dos valores.
Devem ser pesadas crianças entre 0 a 7 anos, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima. Além disso, gestantes precisam fazer o acompanhamento de pré-natal. Aqueles que não cumprirem esses requisitos terão o benefício bloqueado. O objetivo principal é realizar o acompanhamento do estado nutricional dos mesmos.
Além da pesagem, que deve ser realizada duas vezes ao ano, uma em cada semestre, as famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil devem manter atualizado o calendário de vacinação das crianças de 0 a 7 anos; além de atualizar anualmente o Cadastro Único.
Importante lembrar que as crianças e adolescentes devem estar matriculados na escola e ter frequência escolar mínima de 60% para os beneficiários de 4 e 5 anos de idade e frequência mínima de 75% para os beneficiários de 6 a 17 anos e de 18 a 21 anos incompletos, que não tiverem concluído a educação básica, aos quais tenha sido concedido o Benefício Composição Jovem (BCJ).
Por meio destas condicionalidades, o Governo Federal consegue identificar as famílias que estão com dificuldade de acessar os serviços de educação e saúde. Nesses casos, elas passam a receber atenção prioritária da Assistência Social para que voltem a ter acesso a esses serviços regularmente.
Em Selvíria, o atendimento é feito nas ESFs 1 e ESF 2 (bairro Véstia), de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h. No da zona rural, a pesagem deve ser feita no dia de atendimento.
Por: Assessoria de Comunicação.